Remédios Caseiros

Os 10 melhores remédios para dores nas articulações naturais

As dores nas articulações podem ocorrer por diferentes causas e prejudicar a qualidade de vida da pessoa afetada dependendo da articulação que sofre.

Mas no artigo de hoje vamos te contar sobre alguns remédios para dores nas articulações que são bastante eficazes e simples de elaborar, sendo de grande ajuda para tratar este tipo de condição.

A dor articular pode aparecer por inúmeros motivos. Entre os mais comuns, podemos destacar osteoartrite, artrite reumatoide, gota, bursite, tendinite e entorses e outros tipos de lesões que afetam ligamentos, tendões e bursas que circundam a articulação.

Pode ocorrer em qualquer parte do corpo, embora seja nos joelhos, ombros e quadris, onde é mais comum que apareça.

A dor articular grave, especialmente quando é causada por condições degenerativas, como artrite, precisa de um diagnóstico e tratamento adequados.

Também é importante consultar um médico se a dor articular é acompanhada por inflamação, vermelhidão e sensibilidade estranha, ou se a dor persistir por mais de 3 dias.

Em caso de dor articular leve (ou simplesmente não muito grave), podemos nos livrar da dor articular com a ajuda de remédios caseiros e naturais.

Aqui estão os 10 melhores remédios para dores nas articulações

1. Massagem:

A massagem terapêutica ajuda a aliviar a dor articular, melhorando a circulação e aliviando a inflamação.

Na verdade, vários estudos sugerem que a massagem regular pode ajudar a melhorar a dor, a rigidez e o movimento na articulação afetada.

Para massagear a área afetada, podemos usar óleo quente de coco, azeite de oliva, mostarda ou alho, aplicando sobre a área afetada e pressionando com suavidade enquanto realiza a massagem.

2. Compressas Quentes e Frias:

Alternando compressas quentes e frias também podemos aliviar a dor articular.

O tratamento com calor ajuda a reduzir a dor, melhorar a circulação e relaxar os músculos e articulações na área.

O tratamento com frio ajuda a reduzir a inflamação e adormece a área ao redor da articulação afetada.

  • Rolar ambas as compressas em toalhas separadas antes de utilizá-las (não devem ser aplicadas diretamente sobre a pele).
  • Coloque a compressa quente sobre a área afetada durante cerca de 3 minutos.
  • Retire a compressa quente e imediatamente coloque a compressa fria em seu lugar durante 1 minuto.
  • Repita o processo durante 15-20 minutos várias vezes ao dia.

Nota: Não use terapia de calor se a área afetada está quente, vermelha ou irritada. Tampouco use a terapia de frio se você tiver problemas circulatórios.

3. Feno-grego: O feno-grego é um remédio caseiro popular ideal para aliviar a dor articular graças as suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. É particularmente benéfico para aquelas pessoas que sofrem de artrite.

Tome uma colher de chá de sementes de feno-grego em pó, acompanhado de um copo de água morna. Faça isso diariamente pela manhã até conseguir resultados positivos.

Também podemos colocar de molho as sementes de feno-grego inteiras durante a noite, e comê-las no dia seguinte pela manhã.

4. Cúrcuma: A cúrcuma é um remédio ayurvédico excelente para a dor articular. Contém um ingrediente ativo chamado curcumina que tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.

Em um estudo publicado em 2009, observou-se que a curcumina era tão eficaz quanto o ibuprofeno para aliviar a dor articular em pacientes que sofriam de osteoartrite nos joelhos.

Misture uma colher de chá de cúrcuma em pó e um pouco de mel em um copo de leite morno. Beba diariamente essa mistura durante vários dias para que faça efeito.

Outra opção é tomar cápsulas de 250 mg e 500 mg de cúrcuma, 3 vezes ao dia até que ficar satisfeito com os resultados.

Nota: a cúrcuma pode interferir com alguns medicamentos (por exemplo, os anticoagulantes) e pode agravar alguns problemas de vesícula, por isso é aconselhável consultar o seu médico antes de tomar este medicamento em uma base regular.

5. Vinagre de maçã: O vinagre de maçã ajuda a aliviar a dor nas articular eliminando a acumulação de toxinas nas articulações e tecidos conjuntivos.

Devido ao seu efeito alcalinizante é particularmente benéfico para aquelas pessoas que sofrem de artrite. Além disso, é rico em minerais como o magnésio, cálcio, potássio e fósforo.

Misture 1-3 colheres de chá de vinagre de maçã orgânico, com um pouco de mel em um copo de água quente.

Beba a solução 2-3 vezes por dia (de preferência antes das refeições). Podemos continuar tomando este remédio de forma regular já que, além de ajudar a aliviar a dor articular, é bom para a nossa saúde geral.

Também podemos misturar uma colher de sopa de vinagre de maçã com outra de azeite de oliva e massagear a área afetada.

6. Caiena: A Caiena contém um composto chamado capsaicina que contém propriedades analgésicas naturais (alivia a dor).

Aqueça (não muito) meio copo de óleo de coco. Adicione 2 colheres de sopa de Caiena em pó. Aplique sobre a área afetada e deixe descansar durante 20 minutos antes de enxaguar.

Faça isso várias vezes por dia até conseguir aliviar a dor.

Também podemos utilizar creme de capsaicina aplicando diretamente sobre a área afetada diariamente.

Nota: A caiena pode provocar uma sensação de queimação. Não aplique diretamente sobre feridas abertas na pele.

7. Sal de Epson: Os banhos de sal de Epson facilitam a absorção de magnésio através da pele. A dor articular é frequentemente associada com baixos níveis de magnésio no organismo.

Além disso, o magnésio ajuda a reduzir a inflamação e ajuda a desintoxicar as células.

Misture duas xícaras de sal de Epson em uma banheira com água quente.

Mergulhe seu corpo ou a área afetada na água durante pelo menos 20 minutos.

Repita o processo três vezes por semana até sentir alívio na dor articular.

8. Alho: O alho é benéfico para aquelas pessoas que sofrem de artrite e dor articular, graças ao seu alto teor de selênio e enxofre.

O enxofre ajuda a aliviar a dor articular e a inflamação, e o selênio tem propriedades antirreumáticas. Cabe acrescentar que os pacientes com artrite costumam ter níveis baixos de selênio no sangue.

Incorpore alho a sua dieta (seja cru ou cozido). Podemos tomar 2-3 dentes de alho por dia sem medo de que apareçam possíveis efeitos colaterais. Se o sabor ou odor do alho é um problema, podemos considerar tomar o alho em forma de suplemento.

Também podemos fritar dois dentes de alho em duas colheres de sopa de mostarda ou óleo de gergelim.

Quando os dentes de alho se tornam pretos, apagaremos o fogo e colocaremos o conteúdo para ficar com o azeite. Deixe que o azeite esfrie um pouco e utilize para massagear a área afetada.

Deixe que a mistura faça efeito durante pelo menos 3 horas antes de enxaguar com água. Faça duas vezes por dia para notar melhora.

9. Gengibre: O gengibre é um excelente remédio natural para dores musculares e articulares, graças às suas propriedades anti-inflamatórias.

Beba chá de gengibre, ou incorpore o gengibre fresco ou em pó em sua dieta diária.

Para preparar o chá de gengibre, devemos cortar um pedaço pequeno da raiz de gengibre e ferver o mesmo em um copo de água durante 10 minutos. Para melhorar o sabor podemos adicionar mel à mistura.

Outra opção é a de misturar quantidades iguais de gengibre, cúrcuma e feno-grego em pó. Tome uma colher de chá desta mistura diariamente, de manhã e à tarde até ficar satisfeito com os resultados.

10. Salmão (Ômega-3): Os ácidos graxos ômega-3 são necessários para uma boa saúde, além de ajudar a reduzir a inflamação significativamente.

Os peixes oleosos, como salmão, cavala, atum e sardinha são ricos em ômega-3 ácidos graxos, os quais ajudam a reduzir a inflamação significativamente.

Para perceber os benefícios é necessário consumir este tipo de peixe pelo menos 2-3 vezes por semana.

Também podemos tomá-lo em forma de suplementos ricos em ômega-3 para reduzir a dor articular e possível sensação de rigidez.

 

Botão Voltar ao topo
Share via
error: Content is protected !!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios
Send this to a friend