Saúde

16 sintomas da leucemia que podem facilmente passar despercebidos

A leucemia é uma forma de câncer que afeta o sangue e as células da medula. As células anormais do sangue expulsam as saudáveis, o que causa anemia, hemorragias, infecções e problemas em outros órgãos e sistemas do nosso corpo.

Apesar de ser tão perigosa, essa doença possui sintomas bastante suaves que são fáceis de serem ignorados ou confundidos com sintomas de outras doenças.

Desta forma, é fundamental conhecer os sintomas da leucemia mais de perto!

1. Cansaço e fraqueza sem motivos aparentes

Estes são os sintomas da anemia, condição em que há uma deficiência de glóbulos vermelhos no sangue.

Você pode se sentir um pouco cansado, mas às vezes os ataques de fadiga podem ser piores.

2. Falta de ar

Você irá começar a ficar ofegante ao andar ou conversar. Às vezes, até mesmo caminhar entre os cômodos da casa te fará ficar sem ar.

3. Hematomas sem motivos

Hematomas podem aparecer sem qualquer razão visível no caso de leucemia. Muitas vezes, um ligeiro toque pode ser o suficiente para produzir um enorme hematoma.

Esta condição é causada pela falta de trombócitos. Na maioria das vezes, os hematomas aparecem nos braços e nas pernas.

4. Sangramento incomum

Sangramento do nariz, gengiva e de outros órgãos com certa frequência também pode ser um sintoma da leucemia.

5. Petéquia (pequenos pontos vermelhos na pele e membranas mucosas)

A petéquia pode lembrar pequenos pontos de tinta vermelha. Ela é indolor e fácil de ser ignorada. Na maioria das vezes, aparecem nos tornozelos.

6. Inchaço nas gengivas

É um dos primeiros sintomas que os médicos verificam ao suspeitarem de leucemia. Você sentirá um desconforto nas gengivas.

7. Sensação de estômago cheio e inchaço

Os médicos chamam esse sintoma de “saciedade rápida”. O baço inchado faz com que você se sinta como se tivesse comido demais.

8. Desconforto e dor no lado esquerdo da parte superior do estômago

O baço inchado também pode causar desconforto ou até mesmo uma dor aguda no estômago. Você não deve ser negligente em relação a essa dor, pois o baço pode morrer parcialmente.

9. Febre

Um quarto de todos os pacientes com leucemia tem esse sintoma. Além disso, a febre subfebril (cerca de 37°C) é um sinal de infecção e de um sistema imunológico enfraquecido.

10. Suor durante a noite

Suar em excesso durante a noite pode ser um sinal para muitas doenças. Logo, se você perceber que tem suado muito enquanto dorme nos últimos dias, consulte o seu médico o mais rapidamente possível.

11. Dores de cabeça latejantes

Dores de cabeça latejantes é um sintoma bastante incomum da leucemia, mas muito perigoso. Ele pode estar associado com anemia ou até mesmo com derrame cerebral.

12. Palidez

Além de fraqueza, sonolência e falta de ar, os pacientes muitas vezes se tornam naturalmente pálidos, o que também é resultado da anemia.

13. Dores nos ossos

A leucemia começa na medula, portanto, se você sentir algo como uma dor entre leve e aguda, consulte o médico.

14. Linfonodos grandes

Procure na área do seu pescoço, axilas e virilha por linfonodos inchados, mas que não doam quando pressionados.

As suas glândulas e amídalas podem inchar e encolher quando você tem uma infecção, mas se elas continuarem grandes ou crescendo, pode ser um sintoma de linfoma ou leucemia.

15. Erupção cutânea

Erupções cutâneas associadas à leucemia podem parecer diferentes, desde pequenas urticárias até grandes caroços hipodérmicos.

No entanto, todos possuem a mesma característica: se espalham e crescem à medida que a doença progride.

16. Infecções frequentes e repetidas

Se você está sofrendo de uma pequena infecção já há algum tempo e o tratamento não tem dado resultados, faça um exame de sangue detalhado.

A sensação constante de que você está prestes a ter um resfriado ou tem resfriados frequentes e infecções juntamente com outros sintomas é uma forte indicação de que você deve fazer um check-up completo.

Não fique muito assustado caso você tenha alguns dos sintomas mencionados acima.

A probabilidade é que estes sejam sintomas de um sistema imunológico fraco e de outras doenças menos graves.

No entanto, recomendamos fortemente que você se consulte com um médico regularmente, pois, como bem sabemos, é melhor prevenir do que remediar.

Botão Voltar ao topo
Share via

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios
Send this to a friend