CuriosidadesComportamento

7 Fatos que a ciência já descobriu sobre a preguiça

Entre os sete pecados capitais, o mais atrativo é a preguiça. Todo mundo cai nas mãos da preguiça em algum momento (a verdade, é que são vários momentos). Nada como simplesmente não fazer nada, e as vezes, fazer nada logo após isso também. Sim meus amigos, a preguiça é atrativa.

Tudo bem, a preguiça nem sempre é uma coisa boa. As vezes parece mais atrativo ficar deitado do que ir trabalhar todos os dias meu amigo, porém, você precisa ganhar dinheiro meu amigo. Já pensou sobre o que sabemos, na prática, sobre a preguiça? O Segredos do Mundo separou algumas curiosidades para você.

Confira 7 coisas que a ciência já descobriu sobre a preguiça

7 Fatos que a ciência já descobriu sobre a preguiça

1 – Remédio

Em 1905, o médico alemão Wolfgang Weichardt criou um remédio (inicialmente para animais) que combate a preguiça. Segundo o artigo sobre o remédio, uma senhora capaz de carregar um pacote de dois quilos por 1,5 quilômetro conseguia aguentá-lo por cerca de 2,5 quilômetros após tomar quatro doses da substância.

Apesar disso, após a publicação do artigo, nunca mais se falou sobre o remédio. Ninguém nunca viu na pratica.

2 – Newton

Newton mostrou que não é só o homem, como também, a natureza é preguiçosa. Duvida? Olha uma das leis de Newton: “Todo corpo persiste em seu estado de repouso, ou de movimento retilíneo uniforme, a menos que seja compelido a modificar esse estado pela ação de forças impressas sobre ele”.

3 – Natural

A cientista Christopher Hsee, da universidade de Chicago, comandou um experimento com 98 estudantes que comprovou sua tese. Ela conseguiu mostrar que quase 70% das pessoas sempre escolhem o caminho mais fácil. Ela quis mostrar que a preguiça é uma tendencia humana natural, para poupar energia.

4 – Espriguiçar

Espreguiçar é comum entre vários animais. O ato funciona para descontrair os músculos, já que eles se mantêm tensos mesmo quando estamos dormindo. De acordo com o professor de educação física da Universidade de São Paulo Carlos Ugrinowipsch, se espreguiçar é uma prática benéfica para o organismo.

5 – Saúde

Espreguiçar pode fazer bem para a sua saúde. Dar uma espreguiçada matinal pode evitar lesões, sevgunda a fisioterapeuta Renata Pudo. Segundo ela, é saudável reservar 10 minutos da manhã para o ritual. “Se a gente sair correndo, o corpo não acompanha. A nossa mente começa a funcionar muito rápido, mas o corpo tem outro timing”, afirma ela.

6 – Olhos

O “olho preguiçoso” é um tipo de deficiência visual ligado a problemas na região cerebral responsável pela visão. A ambliopia  costuma atacar crianças – sendo a principal razão para os casos de baixa visão entre elas. Pelos cálculos do Centro Brasileiro da Visão, cerca de 2% da população sofrem hoje com o problema.

7 – Dor

O médico Daniel Belavy fez um experimento aonde 26 homens passaram 56 dias completamente deitados. O médico chegou a conclusão que a inatividade prolongada dos participantes gerou o encolhimento dos músculos localizados nas costas dos participantes. Esse encolhimento fez com que os homens passassem a sentir dores nessa parte do corpo.

Fonte: Exame

LER MATERIA COMPLETA...

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Share via

INSTALE NOSSO APLICATIVO!!

INSTALAR
×
Send this to a friend