Jardinagem

Adubo para suculentas e cactos

É comum ter dúvidas sobre qual adubo para suculentas e cactos utilizar. Por isso, nesse artigo você vai descobrir como cuidar dessas plantas específicas. Existem inúmeros tipos de suculentas e cactos.

E por isso, elas variam de tamanho, cores e formatos. O que por sua vez, requer cuidados especiais. Embora sejam plantas resistentes, é preciso dizer que sem o devido cuidado e atenção, essas maravilhas podem acabar morrendo.

Para garantir que suas suculentas, assim como seus cactos, aumentem seu tempo de vida útil, é necessário seguir alguns requisitos básicos, sobretudo, no que diz respeito ao substrato.

Nesse hiato, vamos entender qual a importância de utilizar esse recurso e como deve ser o adubo para suculentas e cactos. Confira!

Como deve ser o adubo para suculentas e cactos?

Adubo-para-suculentas-e-cactos

Em primeiro lugar, é relevante saber que o substrato é uma mistura feita de matéria orgânica, que tem a função de nutrir a planta através do solo.

Isto é, o adubo para suculentas e cactos, provém de uma mistura orgânica rica, capaz de garantir que a planta cresça sem nenhuma deficiência nutritiva.

Dito isso, essa mistura precisa garantir que as plantas sobrevivam em locais pertinentes às suas necessidades.

No caso das suculentas e cactos, elas são plantas que vivem em condições extremas. Ou seja, são resistentes as intempéries. Por isso, o adubo de suculentas e cactos precisa ter areia em sua composição.

Adubo-para-suculentas-e-cactos

A areia evita que o acúmulo de água do adubo mate as raízes das plantas.

Além disso, um bom adubo para suculentas e cactos deve conter:

  • Esterco;
  • Calcário;
  • Casca de ovo moída;
  • Húmus de minhoca;
  • Terra vegetal.

Como preparar seu próprio adubo?

Adubo-para-suculentas-e-cactos

Utilizando os ingredientes citados acima, você pode preparar seu próprio adubo para suculentas e cactos da seguinte forma:

  • Misture 500 gramas de areia peneirada com 3 kg de esterco;
  • Depois misture o calcário, a casca de ovo e a terra vegetal, até dar aproximadamente 2 kg (essa mistura é no “olho” mesmo);
  • Por fim, adicione 1 kg de húmus de minhoca.

Por meio dessa mistura, você consegue garantir que suas plantas cresçam fortes e ainda mais resistentes.

Vantagens de usar substrato em suculentas e cactos

Adubo-para-suculentas-e-cactos

O maior benefício de utilizar adubo em suculentas e cactos é que ele fortifica as raízes e as folhagens das plantas. Aumentando consideravelmente seu tempo de vida útil.

Além disso, tanto o cacto quanto a suculenta, encontra no adubo o ambiente ideal para a propagação de suas raízes. O que por consequência, garante uma aeração e captação de nutrientes natural.

Outro aspecto de grande vantagem em usar adubo para cactos e suculentas, é que através dele, ocorre uma drenagem dos vasos, melhorando o fluxo da água da chuva ou da rega.

Isso evita que a planta fique encharcada, melhorando a circulação dos nutrientes, garantindo que seja algo uniforme em todas as partes da planta.

Adubo para suculentas e cactos

Todavia, é importante dizer que o uso de substratos ou adubos, não elimina outros cuidados essenciais com as plantas. Como por exemplo, a limpeza, a rega correta, a renovação da terra e a poda.

LER MATERIA COMPLETA...

Artigos relacionados

COMENTÁRIOS:
Botão Voltar ao topo
Share via
error: Alert: O conteúdo está protegido !!
Send this to a friend