Alimentação

Alimentos que trazem felicidade

Dica simples para acabar com o mau humor e a depressão: coma alimentos que trazem felicidade!!

A ideia é rechear o prato com alimentos que façam bem para a cuca. O projeto Food & Mood, da organização britânica Mind, mostrou que a alimentação é importante para manter e melhorar a saúde emocional e mental.

“Nossos principais neurotransmissores com ação direta sobre o humor são produzidos por nutrientes encontrados em certos alimentos”, explica Elaine de Pádua, diretora da clínica DNA Nutri, em São Paulo.

Conheça alguns Alimentos que trazem felicidade

Alimentos que trazem felicidade

Vitamina C
Tire o juicer do armário e prepare uma limonada ou uma laranjada geladinhas! Assim como a acerola, o pimentão vermelho e o mamão papaia, essas duas frutas contêm vitamina C, uma super-aliada no combate ao stress e na proteção de nossas defesas.

Triptofano
“É um aminoácido precursor da serotonina, que regula humor e apetite, melhora o bem-estar e evita tristeza, depressão e compulsão”, afirma a nutricionista Robena Molinari, da Clínica Patricia Davidson Haiat, no Rio de Janeiro.

Coma brócolis, banana, grão-de-bico, carnes, peixes, leite, nozes, castanha, feijão, lentilhas, damasco, abacate, arroz integral, carne de peru e a incrível aveia, que conta ainda com selênio e vitamina B6, importantes na produção de energia.

Estimulantes do sistema nervoso 
Alimentos com essa propriedade contribuem para a sensação de conforto. “O gengibre, por exemplo, é desintoxicante e ajuda a trazer mais disposição e bem-estar”, diz Robena. Outros exemplos são a pimenta, que estimula o cérebro a produzir mais endorfina, e a canela.

Vitaminas do complexo B
As vitaminas B12 e B6 e o ácido fólico favorecem a passagem do aminoácido L-triptofano por uma barreira que protege o sistema nervoso central e facilitam a conversão em serotonina.

A última também tem papel importante na formação de energia. Turbine o cardápio com ovos, espinafre, uva, cogumelo, tomate, mariscos e ostras.

Minerais
Cobre, manganês, zinco, selênio, magnésio e potássio fazem um bem danado para a saúde mental. Os minerais participam de funções vitais do organismo, como o uso de energia e a produção de neurotransmissores como a serotonina.

Onde encontrá-los? Nas sementes de abóbora, gergelim e girassol, nas castanhas, amêndoas e nozes, no aipo, na manga, no melão e na banana.

Carboidratos
Encha o prato com cereais integrais, sementes e grãos, que aumentam o nível de açúcar no sangue, fornecendo energia, aumentando o bem-estar e derrotando o stress. O mel também promove a libertação de serotonina e dá sensação de prazer – e ainda tem potássio.

Tirosina
Chocolate! Sim, ele mesmo. Apenas se certifique de que ele tenha alto teor de cacau (70%), que é rico no aminoácido tirosina, precursor da dopamina, que promove a sensação de prazer e motivação. Outros alimentos são carnes, peixes, ovos, leite, grão-de-bico e feijões.

Ômega 3
Essa gordura do bem contribui para a produção dos neurotransmissores. E tem mais: um estudo francês mostrou que níveis reduzidos dela na dieta podem estar relacionados com problemas nas funções sinápticas e em comportamentos emocionais.

Aposte especialmente em peixes como salmão, arenque, bacalhau fresco e cavala, que são ricos ainda em selênio e zinco.éria.
]

LER MATERIA COMPLETA...

Artigos relacionados

COMENTÁRIOS:
Botão Voltar ao topo
Share via

INSTALE NOSSO APLICATIVO!!

INSTALAR
×
Send this to a friend