NoticiasDicas
Tendência

Aposentados podem antecipar 50% do seu 13° do INSS; veja como

O décimo terceiro salário foi um dos direitos adquiridos que mais beneficiam a população, pois com ele é possível realizar o pagamento daquelas contas mais pesadas e atrasadas ou até mesmo juntar um dinheirinho extra no final de tudo.

Com o surto do corona vírus pelo país, aposentados e pensionistas do INSS terão a antecipação de 50% de seu décimo terceiro, sendo essa uma medida de combate à crise instaurada pelo vírus.

A antecipação vai correr em etapas de acordo com o valor que cada pessoa recebe, sendo os valores pagos entre os últimos 5 dias úteis de abril e os 5 primeiros dias úteis de maio, sendo pagos por etapas de acordo com o salário de cada pessoa.

Essa ação do governo vai resultar em 23 bilhões de reais a mais injetados no bolso do consumidor, a medida serve para aumentar o poder de consumo das pessoas.

O calendário de antecipação se dará da seguinte maneira:

Quem ganha até R$ 1.045

Final 1 – 24 de abril

Final 2 – 27 de abril

Final 3 – 28 de abril

Final 4 – 29 de abril

Final 5 – 30 de abril

Final 6 – 4 de maio

Final 7 – 5 de maio

Final 8 – 6 de maio

Final 9 – 7 de maio

Final 0 – 8 de maio

Quem ganha acima de R$ 1.045

Finais 1 e 6 – 4 de maio

Finais 2 e 7 – 5 de maio

Finais 3 e 8 – 6 de maio

Finais 4 e 9 – 7 de maio

Finais 5 e 0 – 8 de maio

Essa antecipação beneficiará mais de 30 milhões de brasileiros, sendo somente no estado do Rio de Janeiro mais de 2 milhões de beneficiados.

As pessoas não precisam se preocupar na questão imposto de renda nessa primeira parcela, pois caso exista a necessidade de descontar, será descontado na segunda parcela, sendo assim na primeira livre de descontos, recebendo o valor integral.

Outro ponto importante a ser dito é que pessoas que começaram a receber o benefício nesse ano de 2020, o valor do abono será calculado de maneira proporcional.

Quem possui o direito ao pagamento do décimo terceiro salário?

De acordo com a lei que rege o pagamento do 13º salário, quem tem o direito a recebê-lo são pessoas que recebem aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente, auxílio-reclusão ou salário-maternidade. Sendo para aqueles que recebem auxílio-doença e salário-maternidade o valor proporcional ao tempo do auxílio.

Aquelas pessoas que recebem benefícios assistenciais não possuem direito ao décimo terceiro, recebendo apenas as 12 parcelas anuais.

Algumas outras medidas tomadas pelo governo:

O governo também suspendeu por 120 dias a prova de vida dos beneficiários do INSS que é realizada nos bancos. Além dessa medida o governo federal vai propor ao Conselho Nacional da Previdência Social a redução do teto dos juros do empréstimo consignado em favor das pessoas beneficiadas pelo INSS.

Gostou do texto? Não deixe de compartilhar com as pessoas próximas que podem se beneficiar com essa antecipação do décimo terceiro.

COMENTÁRIOS:
LER MATERIA COMPLETA...

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Share via
Send this to a friend