CozinhaDicas

Como congelar feijão: 5 dicas úteis para economizar tempo e comer bem

1. Considere a quantidade de pessoas na casa

O feijão pode ficar até uns 2 meses congelado. Então, antes de fazer uma panela enorme, considere em quanto tempo ele vai ser consumido, dependendo da quantidade de pessoas na casa e da frequência com que costumam comer feijão.

2. Escolha temperar ou só cozinhar

Você pode congelar feijão já temperado, prontinho para ser aquecido, ou pode apenas cozinhá-lo em água com um pouco de sal e deixar para temperar só quando descongelar. Essa segunda opção é mais recomendada, pois além de o feijão durar mais tempo no congelador, ele vai ter um sabor mais fresquinho, com tempero feito na hora.

3. Se for temperar, deixe pegar sabor

Se for congelar o feijão já temperado, procure deixá-lo descansando por uma horinha depois que estiver pronto, pois assim os sabores dos temperos vão pegar melhor no caldo. Além do mais, se colocar o feijão muito quente no congelador, vai gastar mais energia para que o congelador consiga manter a temperatura ideal.

4. Escolha os potes e coloque etiquetas

Você pode congelar o feijão em potes plásticos, mas o ideal é que escolha potes de vidro para evitar que peguem o gosto do material. Além disso, depois de armazenar, lembre-se de colocar sobre cada tampa uma etiqueta com a data do congelamento. Assim fica mais fácil consumir dentro do prazo.

5. Separe por porções

Evite congelar todo o feijão em um pote só, pois assim terá que descongelar tudo, mesmo se quiser comer só um pouco. Isso é ruim, pois não é recomendado ficar recongelando comida. Além de afetar o sabor e a textura, corre o risco de contaminação enquanto estiver na temperatura ambiente.

O ideal é separar em porções pequenas, conforme o número de pessoas que costuma servir. Cerca de 1 a 2 conchas para cada pessoa é uma média bem servida.

LER MATERIA COMPLETA...

Artigos relacionados

COMENTÁRIOS:
Botão Voltar ao topo
Share via

INSTALE NOSSO APLICATIVO!!

INSTALAR
×
Send this to a friend