Produtos Caseiros

Como Fazer Sabão de Limão – Fácil e de Excelente Qualidade

O modo de Como Fazer Sabão de Limão é muito simples e você vai usar apenas três ingredientes:

  • 500 g de soda cáustica em escamas;
  • 3 litros de óleo de cozinha usado;
  • 1 litro de suco de limão natural.

Como Fazer:

O primeiro passo é peneirar o óleo para remover os restos de alimentos ou sujeira. Em seguida, coloque em uma panela e aqueça em fogo médio.

Depois, em um balde resistente, adicione o suco de limão e as escamas da soda, uma por vez, não deve jogá-las. Misture bem até que a soda diluir por completo e na sequência acrescente o óleo morno. Mexa por 20 minutos, até a mistura ficar consistente e esfriar.

Em seguida, despeje, em uma bandeja e cubra com um plástico filme. Aguarde 24 horas para endurecer e depois corte em pedaços do tamanho que desejar.

Porém após fazer o corte, aguarde no mínimo oito dias para começar a usar, pois esse é o tempo necessário para que as reações químicas se tornem completas.

Como Fazer Sabão de Limão Com Sebo

como fazer sabao de limao facil e de excelente qualidade 1 Como Fazer Sabão de Limão – Fácil e de Excelente Qualidade

Ingredientes:

  • 4 kg de sebo ou banha de porco;
  • 2 litros e meio de suco de limão espremido na hora;
  • 3 litros de água morna;
  • 1 kg de soda cáustica.

Modo de Fazer:

Comece derretendo o sebo ou a banha. Em seguida, dilua a soda na água morna, em seguida adicione a banha ou o sebo, o suco de limão – coado – e mexa por meia hora.

Após esse tempo, a consistência será líquida, mas conforme for esfriando irá endurecer. O conselho é cortar ainda morno.

Sabão de Limão Com Açúcar

como fazer sabao de limao facil e de excelente qualidade 2 Como Fazer Sabão de Limão – Fácil e de Excelente Qualidade

Essa receita de Como Fazer Sabão de Limão rende em média de 8 a 10 kg. Se preferir, pode ralar e deixá-lo sabão em pó.

Ingredientes:

  • 520 gramas de soda cáustica;
  • 1 litro de limão batido;
  • 4 litros de óleo de fritura;
  • 400 g de açúcar.

Como Fazer:

Antes de iniciar o preparo, bata o limão, com casca, no liquidificador até chegar a medida de 1 litro, e deixe congelar um pouco.

Coloque o óleo em uma panela e esquente, ao ponto de morno, que dê para você colocar o dedo e não se queimar. Em seguida, coloque o açúcar e mexa.

Coloque o limão batido em um balde e adicione a soda sobre ele, mexendo até dissolver por completo. Nessa etapa, vai mudar de cor, e ficar um tom de amarelo escuro.

Antes de colocar o óleo, prepare um pouco de água fria ao lado, cerca de 200 ml, caso ao acrescentar o óleo na mistura da soda, a solução suba, coloque a água fria para baixar.

Despeje o óleo aos poucos sobre a soda com o limão, o açúcar fica no fundo da panela, mas você deve colocá-lo junto com a mistura da soda.

Depois de tudo misturado, bata com a batedor da furadeira por 10 minutos ou até chegar ao ponto bem homogêneo, estilo “doce de leite”.

Obs.: Não pode ser batido com colher ou outro material, deve ser exclusivo com os batedor da furadeira.

Depois, quando estiver um “creme”, despeje em bandejas de plástico e quando ele começar a coalhar, faça riscos na horizontal e diagonal, como se fosse o corte. Deixe endurecer por três dias, desenforme e está pronto para o uso.

Cuidados:

  • É obrigatório o uso de luva de borracha, máscara, óculos de proteção e roupas compridas, devido a toxicidade da soda cáustica, que pode causar queimaduras e outros danos à saúde.
  • Nunca jogue água ou qualquer outro líquido sobre a soda, caso contrário, isso pode causar reações explosivas. Por isso, coloque as escamas da soda vagarosamente.
  • Mantenha sempre a soda e o sabão fora do alcance de crianças e animais domésticos.
  • Guarde em local ventilado, protegido da luz solar e da umidade.
COMENTÁRIOS:
LER MATERIA COMPLENTA

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Share via
Send this to a friend