Comportamento

Como lidar com o constrangimento

Todos concordam que o constrangimento pode ser excruciante.

Mas se pararmos para pensar: Será que toda emoção é ruim?

Bem, você pode dizer que não, né? Por isso, ao invés de reprimi-la vamos descobrir a sua surpreendente “cabecinha, mente” e aprender a superar isso mais facilmente com estas dicas de consultoria especializada para crianças e adultos.

Veja como você pode lidar da melhor forma possível com constrangimentos na sua vida e superar isso de forma simples e sem grilos.

Como lidar com o constrangimento

Você tinha grandes planos para andar graciosamente pelo chão do centro de conferências e dizer Olá para o seu patrão. Em vez disso, você tropeçou em seus próprios pés, se chocou com um estranho (cuja bebida e papéis voaram), e pousou, sem graça, em suas mãos e joelhos.

odo mundo está olhando na sua direção, e assim mesmo, o rubor de vergonha tomou conta de você por inteira. Seu rosto está queimando, você está nervosa, e você pode até se sentir imobilizada. (A palavra constrangimento deriva da palavra Português para “laço”). Isso realmente é horrível para você, mas a partir de uma perspectiva social é o início da recuperação.

Para isso, se você “Mostrar esses atos de constrangimentos como uma espécie de pedido de desculpas para aqueles ao seu redor é realmente o início de um jogo de cintura muito mais superado”, diz Christine R. Harris, Ph.D., professor de psicologia da Universidade da Califórnia, em San Diego, que tem estudado extensivamente essa emoção. Ela acrescenta que se fizeres isso provocará simpatia.

Em diferentes culturas, as pessoas expressam constrangimentos com a mesma linguagem corporal “suavização sobre mancadas e promover a harmonia do grupo.”: Olhar desviado, a cabeça inclinada para baixo, sorriso tenso, com as mãos e o rosto tocando-se.

Estes sinais podem ser uma variação dos gestos de apaziguamento que os animais usam. A tela diz: “Não se preocupe, eu quero dizer é nenhum mal!”.

A ciência comprova que: a vergonha é um sinal de que você se preocupa com a forma como os outros a veem, vivê-la abertamente pode torná-la mais agradável.

Um estudo de 2011 publicado no Journal of Personality and Social Psychology descobriu que os indivíduos que estavam mais dispostos a confiar em alguém que mostrou constrangimento depois de ser elogiado por um feito é bem melhor do que alguém que reagiu com uma exibição de orgulho, como um sorriso confiante. No entanto, o constrangimento também pode trabalhar contra nós.

Um estudo 2013 do National Literacy Trust, no Reino Unido, mediram os hábitos de leitura diária de quase 35.000 crianças, com idades entre 8 e 16 anos, e descobriu que um em cada cinco, afirmaram que teria vergonha se seus amigos o verem lendo um livro.

Em um estudo realizado pela Harris publicado na American Scientist, em 2006, metade dos entrevistados adultos do estudo disseram que tinham hesitado ou não para relatar um sintoma preocupante de um médico para o “medo de parecer tolo”.

Botão Voltar ao topo
Share via

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios
Send this to a friend