Saúde

Hematomas sem motivo aparente pode ser sinal de alguma dessas doenças

Você tem percebido que alguns hematomas têm surgido repentinamente? Mesmo que você não tenha sofrido nenhum tipo de pancada ou lesão?

Caso isso ocorra com frequência, pode ser sinal de alguma dessas doenças:

Hematomas sem motivo aparente pode ser sinal de alguma dessas doenças

Trombocitopenia

A trombocitopenia ocorre por distúrbios na produção, na distribuição ou na destruição de plaquetas. Os defeitos na produção podem ser causados por hipoplasia das células hematopoéticas primordiais, substituição da medula normal e trombocitopoese ineficaz. A destruição de plaquetas pode ser aumentada por distúrbios imunológicos ou ainda doenças não imunológicas. Assim como esses distúrbios, problemas na distribuição de plaquetas ou decorrentes de uma transfusão podem ocasionar trombocitopenia.

Doença de von Willebrand

A doença de Von Willebrand (DVW) é um distúrbio hemorrágico resultante de uma disfunção quantitativa e/ou qualitativa do fator Von Willebrand (FVW). A doença pode ser adquirida, sendo mais rara, ou congênita, sendo resultante de mutações no gene que codifica o FVW. Os pacientes apresentam baixos níveis da proteína chamada fator von Willebrand, que é necessário para a coagulação do sangue.

Hemofilia

Sabe-se hoje que as hemofilias são doenças resultantes da deficiência quantitativa dos fatores VIII (hemofilia A) ou IX (hemofilia B) da coagulação, podendo decorrer de fatores adquiridos ou hereditários. As formas adquiridas, mais raras, são resultantes do desenvolvimento de autoanticorpos, associados a doenças autoimunes, câncer ou causas de origem idiopática. A hemofilia hereditária resulta de alterações genéticas nos genes que codificam o fator VIII (hemofilia A) ou IX (hemofilia B) da coagulação.
Além de contusões frequentes, é caracterizada por sangramento intenso após uma lesão e hemorragia interna principalmente nos joelhos, tornozelos, cotovelos e no cérebro.

Lúpus

O lúpus eritematoso sistêmico (LES) é uma doença inflamatória crônica, multissistêmica, de causa desconhecida e de natureza auto-imune, caracterizada pela presença de diversos auto-anticorpos. Evolui com manifestações clínicas polimórficas, com períodos de exacerbações e remissões. De etiologia não totalmente esclarecida, o desenvolvimento da doença está ligado a predisposição genética e fatores ambientais, como luz ultravioleta e alguns medicamentos. É uma doença rara, incidindo, mais freqüentemente, em mulheres jovens, ou seja, em fase reprodutiva. A vasculite faz com que os vasos se rompam e causem hematomas, sem que haja um golpe ou lesão.

Cirrose

A cirrose é o estágio final da fibrose hepática avançada que resulta na perda da arquitetura normal do órgão e que tem inúmeras causas, sendo as principais hepatite B e C crônicas e alcoolismo. A formação da fibrose se dá por um remodelamento anormal da matriz extracelular em resposta à lesão crônica do fígado. Isso resulta em sintomas como hematomas, hemorragias nasais, inchaço nas pernas e abdômen, além de icterícia.

Leucemia

Dos cânceres do sangue, a leucemia é um dos mais conhecidos. Tudo começa na medula óssea, líquido gelatinoso que ocupa o interior dos ossos que produz os componentes do sangue: hemácias (ou glóbulos vermelhos, responsáveis pelo oxigênio de nosso organismo), leucócitos (ou glóbulos brancos, que combatem as infecções) e plaquetas (responsáveis pela coagulação do sangue, evitando hemorragias).

LER MATERIA COMPLETA...

Artigos relacionados

COMENTÁRIOS:
Botão Voltar ao topo
Share via

INSTALE NOSSO APLICATIVO!!

INSTALAR
×
Send this to a friend