LimpezaDicas

Maneiras fáceis de prevenir e remover mofo de dentro de casa

Nos chuveiros e banheiras que geralmente são brancos, o bolor negro pode aparecer rapidamente e ser difícil de remover completamente uma vez que aparece.

Neste artigo vamos abordar algumas das maneiras de prevenir, controlar e remover bolor negro até mesmo dos cantos mais imprevisíveis do seu banheiro … sem gastar uma quantidade enorme de tempo ou energia em ter que limpar e esfregar.

O que é o mofo

O bolor ou mofo negro é o nome comum para um gênero de fungo chamado Stachybotrys. Tem cerca de 50 espécies, e a que vemos em ambientes úmidos é chamado S. chartarum.

O bolor negro não é inerentemente tóxico. Sua presença em um ambiente pode às vezes causar problemas respiratórios como tosse ou chiado, especialmente em pessoas com asma. Mas isso não causa morte ou perda de memória.

Portanto, embora a presença de muito bolor negro possa causar problemas em pessoas sensíveis, um pouco de mofo no banheiro não causará muitos danos. O truque não é deixar crescer tanto que se torna um problema. E como você faz isso?  Prevenindo, controlando e removendo o mofo onde quer que você o encontre.

Maneiras fáceis de prevenir e remover o mofo de dentro de casa

Prevenir o mofo no seu banheiro

O primeiro passo para reduzir o bolor negro em sua casa é a prevenção. Se você impedir que seu banheiro se torne um terreno fértil para os fungos, não terá onde crescer.

O segredo para prevenir o mofo é manter o ambiente do banheiro o mais seco possível. Toda vez que você toma um banho, pequenas gotículas de água espirram por todos os lados do seu banheiro e deixam as paredes, o teto e o chão um pouco ou bastante úmidos.

E a primeira linha de defesa contra um ambiente úmido é um bom ventilador de banheiro. Assegure-se de que seu ventilador do banheiro possa cobrir toda a extensão do seu espaço verificando sua capacidade.

Existem ventiladores de banheiro que tem uma alta eficiência e funcionam em silencio. É um investimento que pode ser caro a princípio, mas que vale a pena a inversão.

Ligue o ventilador do banheiro antes de iniciar o banho e deixe-o ligado por pelo menos meia hora depois de terminar. Se você pode instalar um timer no seu aparelho, melhor ainda! Você não vai precisar se preocupar e pode sair de casa sem se preocupar em gastar energia inutilmente. Essa é a maneira realmente fácil de evitar que muitos mofos comecem a crescer em seu banheiro.

secar paredes e teto

Ventilar o ambiente é o foco

Idealmente, você deseja manter o nível de umidade a 50% ou abaixo disto. Abrir janelas, ligar o ventilador e melhorar a ventilação é a forma de fazer isso. com isso, você terá que remover o máximo de umidade possível das paredes do banheiro ou do chuveiro. Isso geralmente é feito com um pano seco ou rodo. Isso não parece ser uma boa idéia para pessoas preguiçosas, mas fazer uma rápida limpeza com um pano ou rodo nas suas paredes do chuveiro vai lhe poupar muito trabalho depois, caso tenha que remover os horríveis mofos.

Selar o rejunte a cada ano também é essencial para evitar que o mofo se prenda á argamassa porosa e cresça rapidamente. Esta tarefa anual, que levará algumas horas no máximo, também poupará toneladas de problemas. Vale a pena investir o tempo aqui, especialmente se você odeia esfregar argamassa com uma escova de dentes.

Controlar e remover o mofo do seu banheiro

Às vezes, embora façamos tudo ao nosso alcance para evitar o bolor negro, ele ainda pode aparecer e crescer!

O truque é descobri-lo, livrar-se dele rapidamente e continuar fazendo isso até que pare de aparecer.

Assim que faz esse controle

A primeira coisa a fazer é limpar o mofo em crescimento com alvejante, vinagre ou peróxido de hidrogênio (água oxigenada). Esses limpadores efetivamente matam o mofo. Uma maneira eficaz de tratar áreas maiores é usar um frasco spray e para áreas menores pode usar um pincel ou um pano pequeno e ir aplicando nos pontos e cantos que aparecem.

Pode ser especialmente desafiador remover o molde que está “pregado” na argamassa (é por isso que você deve selar  todos os anos). Se você deixar isso acontecer de alguma forma, precisará de um pincel pequeno (as escovas de dentes são excelentes) e de um dos produtos de limpeza mencionados acima para matá-lo, removê-lo e limpar a mancha.

Você pode comprar produtos de limpeza especializados, mas eles geralmente são apenas formulações com peróxido de hidrogênio adicionados neles. Você pode economizar muito dinheiro apenas usando peróxido de hidrogênio que é a água oxigenada e com certeza você tem em casa.

Manter seu banheiro limpo com pelo menos uma limpeza semanal ajudará a manter o mofo afastado. Não precisa gastar horas nesta tarefa, apenas seque a água que ficou pelas paredes e cantos, borrife um pouco do limpador que você tem nas paredes e na banheira e seque com um pano macio.

Remova os restos de espuma de sabão (um ótimo local para bactérias e fungos!) de todos os lados.  O Bicarbonato de sódio é ótimo para essa limpeza também.

Se o seu rejunte já tem muito mofo crescendo, essa limpeza não ajudará. Infelizmente, você precisará substituí-lo. Mas se você seguiu as dicas de prevenção e limpeza acima, pode ficar tranquilo que não chegará a esse ponto.

LER MATERIA COMPLETA...

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Share via

INSTALE NOSSO APLICATIVO!!

INSTALAR
×
Send this to a friend