Remédios Caseiros

Remédios Caseiros Para Otite

A otite é frequentemente um processo infeccioso, geralmente bacteriano, que pode afetar o ouvido médio a partir de uma infecção na garganta, que sobe através dos tubos de Eustáquio, entre outras causas.

O tratamento é com antibióticos e anti-inflamatórios, mas também existem remédios caseiros que são de grande ajuda no tratamento desta condição, assim como algumas recomendações que podem ser seguidas para prevenir ou aliviar a condição.

À otite refere-se à inflamação ou infecção de uma parte do ouvido. Geralmente ocorre quando as bactérias localizadas no nariz e na garganta (faringite, sinusite, rinite) se estendem através da trompa de Eustáquio, até chegar ao ouvido.

Às vezes, também chegam de fora, a partir do canal auditivo externo (por tampões de cera, água no ouvido, etc.).

Dependendo da localização da inflamação, a otite pode ser:

  • Externa (canal auditivo externo).
  • Média (ouvido médio e pode ser aguda, crônica ou serosa).
  • Interna (canais do ouvido interno).

Os sintomas mais comuns da otite são:

  • Coceira no ouvido com desejo incontrolável de arranhar.
  • Sensação incômoda em forma de punções.
  • Dor que pode variar de um simples incômodo até um intenso e incapacitante.
  • Diminuição ou perda da audição.
  • Dor de cabeça.
  • Febre.
  • Saída de líquido pelo ouvido, geralmente, uma secreção mal-cheirosa (pus) que podem irritar do ouvido ao redor da saída do orifício do canal do auditivo.
  • Perda de equilíbrio e vertigens (otite interna).

Remédios caseiros para otite:

Encha uma bolsa (térmica) com água quente. Em seguida, aplique, coberta com um pano sobre o ouvido dolorido. O calor tem efeitos analgésicos, além de ajudar a chegada do sangue e a eliminação da infecção.

Lave, pique e esmague 3 damascos grandes. Em seguida, aqueça-o em uma panela e, quando estiver quente, coloque como cataplasma sobre o ouvido afetado.

Esmague um punhado de folhas de manjericão e outra de bananeira. Após aquecer até que esteja suficiente quente. Coloque, como emplastro sobre a área afetada.

Despeje 2 colheres de sopa de pé de leão em 1 xícara de água que está fervendo. Cubra e deixe esfriar. Coe e beba 2 xícaras por dia. Este remédio tem como objetivo aliviar a dor e reduzir a inflamação.

Aquela ½ colher de chá de azeite de oliva e embeba uma bola de algodão. Coloque na entrada do ouvido e deixe no local durante 1 hora.

Coloque o dedo médio suavemente sobre a abertura do ouvido. Para isso, será necessário dobrá-lo. O dedo indicador se encontra colocado sobre a cabeça e justamente em frente da orelha, enquanto que os dedos anelar e mindinho se encontram apoiados atrás do ouvido (remédio de hipnoterapia).

Esmague sobre uma compressa uma cebola cortada em vários pedaços e esmagada. Em seguida, coloque a compressa quente sobre o ouvido afetado.

Aqueça, durante vários minutos, 1 colher de sopa de azeite de oliva virgem de primeira prensagem a frio. Quando o azeite se encontrar bem quente, adicione um dente de alho previamente esmagado. Deixe em repouso e embeba uma bola de algodão com esta preparação. Coloque quente no orifício de entrada do ouvido.

Aqueça, antes de dormir, 2 punhados de arroz. Em seguida, coloque em uma bolsa de tecido ou envolvido em um pano e coloque sobre o travesseiro. Apoie o ouvido afetado sobre a bolsa.

Despeje em um frasco de vidro limpo, 7 gotas de azeite de oliva. Em seguida, corte e esprema no frasco o conteúdo de uma cápsula de vitamina E. Depois, corte e despeje uma cápsula de óleo de alho. Misture bem todos estes óleos agitando o frasco de um lado para o outro. Coloque o frasco fechado em uma panela de sopa e despeje um pouco de água bem quente ao seu redor.

Deixe o frasco na panela durante um minuto até que esteja confortavelmente quente. Recomenda-se experimentar primeiro a temperatura do óleo, derramando um pouco sobre o pulso para, assim, evitar queima o ouvido. Por último introduza algumas gotas no ouvido afetado.

Ferva por 10 minutos, 2 colheres de sopa de absinto em 1 litro de água. Retire do fogo e deixe esfriar um pouco. Então, aproxime o ouvido afetado da umidade, mas a uma distância que seja segura e não cause queimaduras.

Esprema duas folhas de sempre-viva e despeje o suco obtido em uma panela que contenha 1 colher de sopa de óleo de cozinha. Uma vez morno a quente (mas sem chegar a queimar), mergulhe uma bola de algodão com esta mistura e coloque no canal do ouvido. Deixe colocado enquanto estiver quente.

Despeje 2 colheres de folhas de arruda em meia xícara de água. Cubra e deixe esfriar. Embeba com esta infusão uma bola de algodão e coloque na entrada do ouvido afetado, ou dos dois, se necessário. Não aplique este remédio se estiver grávida.

Recomendações: Evite o abuso dos cotonetes para limpar o canal auditivo, já que elimina totalmente a cera que possui uma função protetora, e causa uma abrasão na pele do canal.

Cuide das infecções de garganta para que não progridam até o ouvido. Reforce o sistema imunológico comendo 1 alho cru e inteiro de manhã em jejum.

Procure regularmente um otorrinolaringologista em caso de sofrer de excesso de cera para conseguir sua adequada limpeza. Evite compartilhar fones de ouvido, já que podem armazenar germes.

Evite nadar em rios, lagoas ou piscinas com água contaminada ou inadequadamente tratada. Evite piscinas onde existe um excesso de cloro, já que este elimina a cera protetora e altera o manto ácido da pele do canal auditivo.

Mastigue chicletes, force um bocejo ou engula seco quando viajar de avião ou subir em um elevador para um andar situado a grande altitude para evitar que os ouvidos fechem e produzam uma sensação de peso.

Procure um médico se os sintomas persistirem por mais de três dias, já que pode requerer um medicamento especializado ou pode ser que os sintomas sejam o resultado de outra doença distinta da otite.

Botão Voltar ao topo
Share via

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios
Send this to a friend